O Governo, nos últimos anos, transformou as obrigações acessórias das empresas, através do projeto Sped, exigindo muito mais informações, e principalmente consistência nelas. Essa rede de informações das empresas se cruzam para criar uma verdadeira rede de prevenção à sonegação fiscal.
Assim, mesmo um pequeno deslize, pode gerar fiscalização, diligências de fiscais e transtornos. Por isso é preciso ficar atento aos documentos que devem ser enviados ao seu contador todos os meses.
Isso ocorre para que o contador possa realizar o seu trabalho devidamente em relação à sua empresa. É importante que o empreendedor tenha de forma organizada todos os documentos contábeis relativos ao seu negócio.
A seguir, veja quais são os documentos e como otimizar este processo de entrega!
Por que é preciso enviar documentos mensalmente ao contador?
Os documentos contábeis são aqueles que as suas informações afetam a escrituração contábil de uma empresa. Todos são muito importantes, pois falam da sustentabilidade do negócio, mas alguns deles mais especiais. E alguns devem ser enviados mensalmente à contabilidade, de forma obrigatória.
Assim, estes documentos têm o objetivo de comprovar as movimentações financeiras e as transações realizadas pela empresa no período, dessa forma, permitindo a melhor gestão tributária e outras demandas fiscais, bem como a melhor administração do negócio como um todo, sendo essencial nas atividades do contador.
Dessa forma, é importante criar uma rotina de emissão, armazenamento e direcionamentos dos documentos contábeis à sua assessoria.
Atualmente, há muitas ferramentas eletrônicas que ajudam a organizar estes documentos de forma integrada com a contabilidade, em tempo real.
Documentos contábeis mensais
Confira 10 documentos contábeis que você deve enviar para o seu contador todos os meses:
1-Guias de Impostos ou Contribuições pagas no mês.
2-Comprovantes de pagamentos de duplicatas de fornecedores.
3-Todas as notas fiscais de entrada, saída, serviços.
4-Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Empréstimos e Desconto de Duplicatas.
5-Recibos de pagamento: Salários, Pró-Labore, Férias, Vale Transporte e Atestados Médicos de Funcionários.
6-Comprovantes de despesas e serviços adquiridos.
7-Arquivos Eletrônicos, Arquivos do Sped Fiscal, XML’s das notas fiscais, Sped Contribuições.
8-Recibos e Contratos: de locação, de honorários, despesas e contratos a pagar.
9-Controle de Estoque.
10-Movimentos e recibos de autônomos e outros colaboradores.
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Fonte: RS Informa & Revista Business
Informativo outubro/2023