Burnout: como evitar o esgotamento profissional em tempos de pandemia

O estresse tem sido rotulado como o grande mal do século. O número de pessoas com a Síndrome de Burnout, conhecida pelo esgotamento profissional, não para de crescer. E agora com a pandemia do novo corona vírus o cenário pode ficar ainda mais complicado.

A Síndrome de Burnout é definida por alguns autores como uma das consequências mais marcantes do estresse profissional e se caracteriza por exaustão emocional e avaliação negativa de si mesmo, podendo levar à depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional).

No Brasil, um levantamento internacional apontou os executivos brasileiros entre os mais insatisfeitos do mundo com o equilíbrio entre vida familiar e dedicação profissional. É claro que não precisa ser executivo para se identificar com o estresse no trabalho. Mas, entre eles, o nível de estresse patológico chega a 44%.

Segundo a gestora Andrea Deis, o executivo está sendo cada vez mais exigido no que diz respeito a produtividade e resiliência. Gerenciar as emoções também é necessário para a redução do estresse. “A depressão é a doença número uma esperada até 2030. Portanto, temos que prestar atenção aos sinais que nossas emoções estão nos apresentando”, alerta.

Treinamento ajuda a controlar sintomas do estresse e ansiedade.

Profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver a síndrome, principalmente agora com a pandemia do novo corona vírus.

Esta síndrome é o resultado do estresse emocional incrementado na interação com outras pessoas. Algo diferente do estresse genérico, a Síndrome de Burnout geralmente incorpora sentimentos de fracasso. Seus principais indicadores são: cansaço emocional, despersonalização, falta de realização pessoal, dores de cabeça, problemas digestivos, erupções cutâneas, resfriados constantes, alterações de apetite, fadiga, dificuldade de concentração, vazio mental, esquecimentos, frustração, agressividade e solidão.

Confira 7 dicas da gestora empresarial Andrea Deis para evitar o esgotamento profissional:

1 – Aprenda a administrar o seu tempo;

2 – Repense sobre seus valores e perceba como está lidando com eles;

3 – Estabeleça prioridades;

4 – Aprenda a lidar com o vício do sucesso;

5 – Ninguém está livre das frustrações. Aprenda a superá-las;

6 – É importante saber gerenciar os relacionamentos;

7 – Saiba administrar os conflitos e não somatizá-los.

 

Fonte: Administradores

Quer abrir sua empresa?

Acreditamos que alguns clientes se sentem inseguros na hora de abrir a sua empresa. Por isso nos disponibilizamos para uma conversa rápida e elucidar as dúvidas para entender seus objetivos.

or scan the code