Para o funcionário, é melhor trabalhar em casa ou no escritório?

Convocação da Yahoo! a trabalhadores que tinham atuação remota reabre discussão sobre home office

Desde o início do mês, todos os profissionais do Yahoo! que trabalhavam em home office voltaram à rotina na sede da companhia, na Califórnia (EUA). A convocação da presidente da empresa, Marissa Mayer, pegou de surpresa os mais de 11 mil funcionários e agitou o mundo do trabalho. Seria um retrocesso proibir o trabalho por meio remoto na era da ascensão das tecnologias de comunicação à distância?

Na nota divulgada aos colaboradores, a vice-presidente executiva de pessoas e desenvolvimento da empresa, Jacqueline Reses, diz que “velocidade e qualidade são muitas vezes sacrificadas quando se trabalha de casa”. Afirmativa com a qual Camila Freitas, coordenadora de Recursos Humanos da Gi Group Brasil, compartilha:

— Eu concordo com os argumentos. Os contatos feitos exclusivamente por e-mail ou por skype se tornam mais difíceis e superficiais. Também fica comprometida a disseminação da cultura da empresa, dos valores. Além disso, a tendência de se trabalhar muito é maior, já que em casa não há deadline.

Para evitar esse tipo de problema, Lisete Böelter, gerente regional RS/SC da Ticket Serviços, esquematizou muito bem a sua rotina após a empresa na qual trabalha ter implementado o sistema de home office para todos da área comercial. Há 14 anos na companhia, a profissional teve a oportunidade de experimentar o dia a dia na sede e, depois, em casa:

— Nos primeiros meses, me assustei um pouco. Estava acostumada a sair pela manhã, encontrar os colegas. Mas, aos poucos, consegui me adaptar ao sistema de trabalho remoto. Na época, a minha filha tinha cinco anos e acabou sendo importante poder acompanhar a sua infância mais de perto.

Adaptar-se ao trabalho em casa requer comprometimento e disciplina, destaca Thiago Sebben, gerente regional sul da Hays Recruiting. Conversar com a família e separar o privado do profissional, estabelecer uma agenda, ter horários e preparar um espaço físico adequado (com mesa, telefone e computador) são essenciais para que o sistema seja bem-sucedido.

— Se a pessoa acha que por estar em casa não precisa nem tirar o pijama, está enganada. É fundamental estar preparado para trabalhar como se fosse sair: tomar banho, fazer a barba e trocar de roupa ajudam nesse processo — ensina Sebben.

Pensando nisso, a Ticket Serviços organizou com cautela a transição das 150 pessoas que compõem a sua equipe comercial. De acordo com Edna Rodrigues Bedani, diretora de recursos humanos e responsabilidade social da empresa, levou dois anos até que a transição fosse concluída.

— Fomos ajustando tudo com o tempo, até chegarmos em um esquema que tem como base o atingimento de metas e admite uma certa flexibilidade de horários. Para isso, damos toda a infraestrutura: notebook, celular, internet, combustível, reembolso de energia elétrica, por exemplo — destaca Edna.

Entre os funcionários que permaneceram na sede da Ticket, Veronica da Fonseca, coordenadora de administração de vendas, acha fundamental para o desempenho da sua função o contato diário com a equipe.

— Para nós, é importante essa relação pessoal. A troca que ocorre no dia a dia nos ajuda a falar a mesma língua e melhor desempenhar nosso papel — afirma Veronica.

Há negócios que possibilitam ao colaborador trabalhar tanto de casa quanto no escritório. Na empresa de mobilidade corporativa uMov.me SA, por exemplo, os colaboradores podem executar suas atividades remotamente uma vez por mês (data previamente agendada) ou em situações especiais.

— Se um determinado dia o funcionário precisa resolver um problema pessoal, permitimos que ele trabalhe por meio remoto — conta Daniel Wildt, sócio-diretor da empresa uMov.me.

EM CASA

Vantagens

Flexibilidade de horários.

Evitar o trânsito e poupar horas de deslocamento.

Economia nos gastos em alimentação e combustível.

Filhos podem ter acompanhamento mais próximo.

 

Desvantagens

Dificuldade em desvincular vida pessoal e profissional.

Disciplina passa a ser um fator fundamental no dia a dia do profissional.

Tempo extra pode ser necessário se a agenda for bem bem organizada.

Distração é um risco maior em casa do que no ambiente de trabalho.

 

NO ESCRITÓRIO

Vantagens

Convivência diária com os colegas.

Agilidade para resolver problemas.

Gestores estão mais próximos e podem acompanhar melhor o trabalho.

Absorção da cultura da empresa.

 

Desvantagens

Trânsito no deslocamento até a sede da empresa.

Dificuldade em atender às emergências domésticas e familiares.

Alimentação saudável é sempre um desafio longe de casa.

Tempo para atividades relacionadas à vida pessoal pode ficar mais curto.

 

Em crescimento

Pesquisa elaborada pela Hays, uma empresa de recrutamento de profissionais de alto nível com atuação global, mostra que 31,2% das empresas já adotam o sistema de home office.

Entre as principais razões apontadas pelas companhias para adotar o trabalho remoto, a preocupação em garantir a retenção de talentos e oferecer melhor qualidade de vida aos funcionários apareceu em 72,7% das respostas.

Na sequência, estão soluções para limitação física (60,3%) e pelo alcance de metas de sustentabilidade (19,8%). Essa nova tendência já é percebida em setores de serviços (22,9%), bens de consumo (13,7%), farmacêutico (9,7%) e telecomunicações (5,7%).

 

Fonte: Maria Amélia Vargas

maria.amelia@zerohora.com.br

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/06/para-o-funcionario-e-melhor-trabalhar-em-casa-ou-no-escritorio-4184955.html

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