Cinco dicas para um bom planejamento na hora de abrir um negócio

Pesquisa do Sebrae revela que apenas 62,6% dos entrevistados fazem planejamento estratégico.

Um bom planejamento é uma das ações mais importantes para garantir a estabilidade financeira do primeiro negócio. Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a falta de planejamento e desconhecimento do mercado são os principais fatores para falência ou estagnação de 41,64% das micro e pequenas empresas.

Para Roberto Muntoreanu, designer e sócio da agência de comunicação Binky, a falta de planejamento influencia e muito nesses números: “As empresas estão se interessando por planejamento, mas ainda não é absoluto. Em muitos casos, falta profundidade”. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), 62,6% dos empresários entrevistados revelam que fazem planejamento estratégico. 1.163 empresas responderam as perguntas.

Muntoreanu conta que iniciou o planejamento para a sua empresa dois anos antes de começar o negócio, e como resultado obteve saúde financeira rapidamente, sem nunca entrar no vermelho. Veja abaixo as dicas do designer para montar um planejamento eficaz:

1. Estude o mercado para saber onde está se colocando. 


2. Faça três previsões para o futuro de sua empresa: uma otimista, uma realista e uma pessimista. Planeje maneiras de modificar estas situações. 


3. Desenvolva um plano de negócios, isto proporciona uma reflexão sobre a empresa. 


4. Revise seu planejamento constantemente para ver se está funcionando da maneira como pensou. 


5. Lembre-se que planejamento é uma linha mestre, mas não é o dono da verdade. Planejamento tem que ter flexibilidade, se adapte às situações inesperadas.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/cinco-dicas-para-um-bom-planejamento-na-hora-de-abrir-um-negocio/88614/

Quer abrir sua empresa?

Acreditamos que alguns clientes se sentem inseguros na hora de abrir a sua empresa. Por isso nos disponibilizamos para uma conversa rápida e elucidar as dúvidas para entender seus objetivos.

Escanear o código