O contador é uma figura fundamental para o crescimento saudável de qualquer empresa. Porém, esse profissional é extremamente subutilizado pelas MPEs. Muitos empresários o vêem apenas como o cara que cuida dos impostos, e o responsável por cuidar da papelada da empresa. Se esquecem que, do outro lado, existe um profissional capacitado, que tem informações para conhecer a fundo os aspectos financeiros do negócio. O contador pode ser um grande consultor para os empreendedores em seus desafios diários de gestão. Veja a seguir cinco pontos em que o contador pode ajudar (e muito!) na gestão da sua pequena empresa.
1. Visão estratégica
Contadores são peça fundamental para as decisões estratégicas de sua empresa mesmo antes da abertura. Conhecem a fundo os aspectos financeiros das companhias e atendem negócios que atuam em diferentes mercados – e por isso, conseguem ter uma visão aguçada para auxiliar desde a abertura da empresa até a contratação de mão de obra.
2. Legislação
Lidar com a burocracia fiscal e tributária está entre suas especialidades. Com as constantes mudanças na legislação, é importante ter um contador de confiança controlando regularmente a emissão de notas e compras exatamente como pede a lei.
3. Administração das finanças
Veja seu contador como a melhor pessoa para conversar sobre as finanças de sua empresa. Fluxo de caixa, nível de custos e rentabilidade são alguns dos temas sobre os quais ele pode fazer uma análise detalhada e apresentar diversas sugestões de melhorias que podem mudar sua empresa.
4. Impostos
Ninguém escapa de pagar impostos e os profissionais de contabilidade têm participação decisiva nesse processo junto às empresas. Eles ajudam a identificar qual o tipo de declaração adequado para cada negócio e auxiliam na organização da documentação necessária para cumprir com as obrigações tributárias. Ao deixar os aspectos tributários regularizados, evitam uma serie de problemas futuros com o fisco.
5. Planejamento Tributário
Auxiliar na manutenção do planejamento tributário é outra função do contador, que reúne uma base de dados regulares e confiáveis para o planejamento fiscal da empresa. Sempre o consulte para saber a melhor maneira de realizar esse planejamento.
Fonte: http://www.siscontabil.com.br/Noticias/Ver/18595/5-pontos-em-que-seu-contador-pode-ajudar-na-gestao