Custo Fixo. Será que não é Zona de Conforto???

Informes

Sem generalizar, mas é muito comum identificarmos em empresas com grandes problemas de gestão uma “caixa preta” chamada: Custo Fixo.

Será que isso também não pode estar acontecendo na gestão de sua empresa?

Não há duvidas que a implementação de contratos facilita a vida dos gestores, que é comum estarem sobrecarregados, porém, o acumulo de diversos contratos acarretam num excesso de desembolso que com certeza podem comprometer o futuro da empresa.

A medida que as empresas crescem, controlar seus custos e despesas passa a ser uma tarefa constante e que muitas vezes é deixada de lado e retomada quando “o caixa” pede socorro; isso não pode acontecer, o acompanhamento deve ser realizado mensalmente, nos fechamentos de exercício, se sua empresa não tem, deve buscar implantá-los.

Recentemente numa reunião acalorada onde junto a um grupo de gestores discutíamos os resultados de uma cliente, ouvi uma resposta quando questionei um “gestor” que relata a grande realidade da maioria das empresas; ao perguntar sobre as contas que compõem o grupo de transporte, tive como resposta: “que estavam mais ou menos controladas e não havia nada com que se preocupar”.

Esse balde de água fria surpreendeu a todos, uns mais outros nem tanto, porém, para uma empresa que busca sua recuperação a cada dia, definindo metas e cobrando seus gestores quase que diariamente pelos resultados, confesso que surpreendeu (muito negativo).

Agora gostaria de fazer algumas questões para que você responda pensando em sua empresa:

  • Os Custos Fixos são controlados e acompanhados mensalmente?
  • Existe um ABC dos custos fixos em sua empresa?
  • Os contratos dos mais diversos serviços são cotados de tempo em tempo?
  • Qual foi o ultimo fornecedor de contrato que foi substituído e quando foi?
  • O desembolso total dos custos estão se mantendo nos últimos anos ou estão aumentando?

Se as respostas das perguntas acima lhe deixam seguro, ótimo, sua empresa aparenta estar sendo bem administrada, agora se você não ficou seguro, cabe com certeza buscar um apoio.

Pense nisso e vamos conversar!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria), exerceu atividades como executivo e coordenação em indústrias de Pequeno a Grande porte, atuou como professor universitário é Conselheiro Consultivo em empresas de médio porte.

www.axsconsultoria.com.br

A reprodução desse artigo, é autorizada desde que ocorra integralmente.