Armazenamento em nuvem. Por que utilizar?

Quem já perdeu ou teve um celular roubado e não tinha os arquivos salvos em um servidor remoto – o armazenamento em nuvem – conhece bem o que é a palavra arrependimento. Lembra daquelas fotos? E daqueles documentos importantes que estavam sempre à mão? O mesmo vale para um notebook pessoal ou qualquer equipamento de uso do dia a dia. Agora, você que tem um pequeno negócio, já pensou em perder os preciosos dados da sua empresa e dos seus clientes?

Não vale a pena arriscar. Os serviços de armazenamento em nuvem podem ser bons aliados para que você mantenha a sua empresa em segurança. Isso, além da praticidade de poder acessar os documentos de qualquer lugar. Mesmo na rua, é possível buscar um documento importante, por exemplo, para fechar um negócio. Quando você salva algum arquivo na nuvem, ele vai para um centro de dados, ou seja, uma instalação segura, física e digitalmente. Sem necessidade do armazenamento local – lembra daquela pilha de HD”s para guardar as informações? -, é possível gerenciar os arquivos a qualquer hora do dia e distância, seja no Brasil ou no exterior, desde que você esteja conectado à Internet.

Algumas vantagens

Segurança: os serviços de armazenamento na nuvem podem ser considerados bastante seguros. Isso porque, quando você envia um arquivo, ele é automaticamente salvo e distribuído em vários servidores diferentes. Isso dá a garantia de que se houver uma falha, esse arquivo não estará perdido e continuará acessível para a sua empresa.

Custos: os custos também são menores. Você não precisa investir em máquinas ou equipamentos de armazenamento – que não são baratos – para guardar os seus arquivos. Com menos dispositivos, você ganha espaço no escritório e mobilidade para acessar os seus arquivos.

Trabalho em equipe: é possível permitir o acesso a outros usuários para os seus arquivos, o que facilita desenvolver projetos colaborativos, que envolvam muitas pessoas. Por outro lado, informações sensíveis podem ficar guardadas separadamente, com acesso somente de quem precisa dessas informações dentro do seu negócio.

Facilidades: além de não precisar instalar nenhum dispositivo, outra vantagem é a de um armazenamento infinito. À medida que os arquivos forem crescendo, é possível comprar mais espaço. Por isso também é importante dar uma revisada nos arquivos de tempos em tempos, até para não ocupar mais espaço do que precisa. Quem usa um simples celular, sabe bem o que é isso. No caso de uma empresa, a organização é antes de tudo uma forma de otimizar o tempo, com a possibilidade de encontrar com mais facilidade aquilo que é mais importante.

Os recursos disponíveis para backup no armazenamento em nuvem são práticos e de baixo custo, justamente porque se paga pelo uso. Essa tecnologia oferece flexibilidade para escolher os dados que deseja proteger e pelo tempo que quiser, a troco de um pagamento mensal.

Um dado interessante é que no cenário da pandemia de Covid-19, as empresas brasileiras passaram a adotar os servidores em nuvem. De acordo com a consultoria Delloite, 26% das empresas que fizeram essa migração apresentaram crescimento mais rápido, enquanto 21% se tornaram mais rentáveis. O armazenamento em nuvem é considerado irreversível, capaz de fornecer uma plataforma de trabalho que atenda a qualquer sistema operacional.

Um outro estudo, da Veritas Technologies, especialista em segurança de dados empresariais, apurou que 47% dos entrevistados acreditam que o momento atual é o de divisão da infraestrutura entre nuvem pública e data center.

A empresa informa que, no futuro, mais de 70% das empresas desejarão executar, a maioria, ou todos, os aplicativos através da computação na nuvem.

É sempre bom lembrar que quando se opta pelo armazenamento na nuvem, todos os dados importantes da empresa são confiados a terceiros. Por isso, é importante que o seu negócio seja seguro, com um bom sistema de firewall, de antivírus, autenticações para cada login e senha e chaves criptografadas, entre outros. Por isso, é bom confiar esses dados a uma empresa com credibilidade no mercado.

 

Atenção! Se você está precisando abrir uma empresa, a hora é agora, a RS Escritório Virtual, está com “Isenção de 100% na taxa de Serviço”, desta forma, pagará somente as taxas dos Órgãos Públicos. *Forneceremos o Endereço Comercial e lhe daremos todo Suporte Administrativo. Entre em Contato: *Whats App – 7199947-2021.

 

Fonte: Terra Empresas/ RS Informa & Revista Business

Informativo agosto/2021

Quer abrir sua empresa?

Acreditamos que alguns clientes se sentem inseguros na hora de abrir a sua empresa. Por isso nos disponibilizamos para uma conversa rápida e elucidar as dúvidas para entender seus objetivos.

or scan the code