“A carga tributária vai quebrar minha empresa!!!” Será?

Informes

Essa frase é comum ser ouvida por muitos empresários, de certa forma faz sentido quando o conteúdo refere-se ao percentual dos impostos, a complexidade na interpretação da legislação e sua correta apuração, porém, não é bem essa a realidade.

Quando uma empresa de forma recorrente vem tendo problemas de gestão, é natural buscarmos identificar ou seja terceirizar a responsabilidade pelos problemas e sem dúvida os impostos são naturalmente os primeiros.

Há empresas que por opção ou extrema necessidade de recursos financeiros interromperam o recolhimento dos impostos, para que tenham um folego melhor no Fluxo de Caixa, e mesmo assim, ainda continuam tendo dificuldades financeiras, ai podemos perceber que: não eram os impostos os causadores do problema.

Administrar uma empresa na realidade é um grande desafio, principalmente diante da nossa legislação tributária e também da instabilidade econômica financeira que vivemos constantemente, vulneráveis a planos de governos, efeitos cambiais, entre outros.

Mas na realidade há cenários que não temos domínio, ou seja, efeitos na economia, como os citados acima, entretanto, no ambiente interno, a gestão empresarial deve ser feita com profissionalismo; ter informações periódicas, controles, balancetes, apontamentos, auditorias se possível, são algumas das estratégias que qualquer empresário deve ter, para saber agir diante de obstáculos que surjam na Gestão Empresarial.

Ter domínio dos Custos Fixos, identificar com clareza custos e despesas variáveis, ter claramente definido o Ponto de Equilíbrio, conhecer e definir outros indicadores, faz com que a gestão seja mensurada e o empresário não fique refém de “surpresas” na gestão.

Essas são algumas das ações quando falamos de Resultados, é obvio que estratégias comerciais, a condução adequada dos Recursos Humanos, politicas variáveis de remuneração, os devidos controles de Estoque e Patrimonial, são também de extrema importância.

Apesar do “trabalho” e da disciplina que tem que ser colocada em pratica, diagnosticar um possível problema antes que o mesmo se concretize é algo fundamental para a correção dos rumos na gestão de uma empresa.

Walber Almeida Xavier de Sousa -Diretor da AXS Consultoria Empresarial

www.axsconsultoria.com.br